Mauá - 55 anos

Com foco em melhoria na qualidade de ensino e infraestrutura, o Instituto Mauá de Tecnologia vem construindo marcos para alcançar grandes resultados. A construção do novo prédio de laboratórios vem para ser mais um benefício aos alunos e professores e contará com 4 pavimentos, laboratórios para atender as áreas de Física, Eng. Elétrica, Eng. Eletrônica e Eng. de Controle e Automação, numa área de aproximadamente 5.650 m².

Lançamento 2017

55 anos

da nossa história

1961

Nasce o Instituto Mauá de Tecnologia

Em 11 de dezembro de 1961 nasceu o Instituto Mauá de Tecnologia.

1966

Surge o Centro de Pesquisas

Neste ano, um dos mais importantes passos do Instituto Mauá de Tecnologia foi dado: a criação do Centro de Pesquisas. Desde sua implantação, coleciona sucessos graças à sinérgica atuação de experientes professores e profissionais de engenharia no desenvolvimento de tecnologia para solucionar problemas específicos da indústria.

1976

Mauá ganha cursos de pós-graduação

Pioneiro em São Paulo nos cursos de pós-graduação, o Instituto Mauá de Tecnologia passou a oferecer essa área de ensino pouco tempo após o seu nascimento. O primeiro curso no Instituto Mauá de Tecnologia foi de Administração Industrial com 540 horas de duração. A partir desse programa, muitos outros cursos de pós-graduação foram criados desde o seu nascimento. O Instituto Mauá de Tecnologia passou a ser mais completo com a criação do Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração (CECEA), anteriormente conhecido como Órgão de Cursos Extracurriculares.

1996

Oferta do curso de Administração no Campus de São Paulo

Em 1995 foi acolhida a solicitação do Instituto Mauá de Tecnologia para a criação da Escola de Administração Mauá - EAM.

Início de cursos de Engenharia no Período Noturno

Motivado pela grande procura de cursos de engenharia oferecidos no período noturno, o Instituto Mauá de Tecnologia preparou um projeto com o propósito de formar engenheiros em curso noturno com a mesma formação sólida que já se concretizava no Engenheiro Mauá dos cursos diurnos.

2000

Atestado de qualidade do MEC

Em 1998, o Instituto Mauá de Tecnologia submeteu o pedido de credenciamento de Centro Universitário ao Ministério da Educação. E, em 04 de janeiro de 2000, por decreto da Presidência da República, esse credenciamento concretizou-se.

2007

Campus São Caetano do Sul inaugura o curso de Design

Em 2007, o Instituto Mauá de Tecnologia passou a oferecer o curso de graduação de Design, formando profissionais com visão do produto desde a fase de concepção, passando pelo projeto, especificação dos materiais e processos e, finalmente, pela avaliação mercadológica, de sustentabilidade e de pós-uso.

2011

50 anos de ensino de qualidade no Brasil

Em 2011, foi completado 50 anos. Considerado apenas os primeiros passos, os 50 anos acumulou experiência suficiente para ter a certeza de que é proporcionado aos alunos uma base sólida para que o seu crescimento não seja apenas profissional, mas, antes de tudo, ético e humano.

Curso de Administração no Campus São Caetano do Sul

Em 2011, o campus São Caetano do Sul passa a oferecer o curso de Administração no período matutino.

2013

Curso de Design é reconhecido pelo MEC

O Ministério da Educação - MEC concedeu o reconhecimento ao curso de graduação de Design, com o conceito global máximo: 5. O conceito leva em conta  a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas.

2014

Mauá Recebe Acreditação de Qualidade Acadêmica MERCOSUL

Em 2014, os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil conquistaram a Acreditação de Cursos Superiores do MERCOSUL (Sistema ARCU-SUL). O Sistema ARCU-SUL tem como objetivo estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação, o que facilita o reconhecimento mútuo de títulos ou diplomas de grau universitário para o exercício profissional.

2015

Mais um curso recebe Acreditação de Qualidade Acadêmica MERCOSUL

O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (ARCU-SUL) reconheceu o curso de Engenharia de Controle e Automação, o que certifica sua qualidade acadêmica nos países membros e associados do Mercado Comum Mercosul. Com isso, a Mauá agora oferece três cursos acreditados pelo ARCU-SUL: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

Parceria internacional

A Mauá firmou um acordo com a britânica De Montfort University, que permite aos alunos de Administração obterem a dupla diplomação.

Reconhecimento pelo MEC

Em 2015, o curso de Administração do Campus de São Caetano do Sul, após um processo rigoroso de avaliação do Ministério da Educação – MEC, foi reconhecido com a nota máxima, 5, mostrando sua relevância e credibilidade no mercado.

2016

Extensão de parceria Internacional

Alunos de Design e de Engenharia de Controle e Automação passam a poder obter dupla diplomação, pelo acordo com a britânica De Montfort University

Mauá completa 55 anos e firma sua qualidade em Ensino e Inovação

Em 2016, com investimento na construção de laboratórios integrados e reformulação da infraestrutura do Campus de São Caetano do Sul, a Mauá reforça a aliança tradição-inovação e planeja muitas novidades e conquistas para os próximos anos.

2017

E continuamos a escrever nossa história com você.