Curiosidades

Logotipo da Mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia realizou em 1965 um concurso público para a criação de logotipo da Instituição. Luiz Paulo Baravelli, que na época era estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, foi o vencedor do concurso. A proposta apresentada por ele foi  a criação de um logotipo que transmitisse multiplicidade modular inerente à construção.

O desenho criado por Baravelli simboliza o estático, por meio do quadrado, o dinâmico pelo círculo, e a Engenharia pela relação de ajuste entre esses dois símbolos.

Baravelli, optou mais tarde  pela carreira de artista plástico, e desde o fim da década de 1960, tem tido seu trabalho exposto com sucesso em mostras individuais e coletivas no Brasil e no Exterior.

Criação do nome da instituição

O Instituto Mauá de Tecnologia foi criado em 1961 no Instituto de Engenharia de São Paulo que, na época, tinha sua sede no Viaduto Dona Paulina, no edifício denominado Palácio Mauá. Tudo indica que essa denominação, adicionada à admiração dos engenheiros pelo perfil empreendedor do Barão de Mauá, contribuiu decisivamente para a definição do nome escolhido para a Instituição.

A frase (em Latim) Labor Inprobus Omnia Vincit – “O trabalho honrado supera todos os obstáculos” – resumia a vida do Barão de Mauá, pioneiro em inúmeras obras no campo dos Serviços Públicos no Brasil e responsável pela criação das primeiras linhas férreas e rodovias pavimentadas, dos primeiros sistemas de iluminação pública a gás e da telecomunicação inter-continental.

Barão de Mauá foi um modelo de determinação, probidade, pioneirismo e empreendedorismo, servindo de inspiração para muitos brasileiros.