Logo Logo
INFOMAUÁCOMUNIDADE Mauá
edição 100 - dezembro de 2019

Saiba mais sobre o andamento do Planejamento Estratégico do Instituto Mauá de Tecnologia

Conversamos com o Superintendente Geral, professor Francisco Olivieri, e a responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos, Ana Maria Chiarastelli Paulin Rodrigues, para entender o que foi implementado e o que está em fase de implementação – prazos e expectativas

O ano de 2019 foi realmente de muitos acontecimentos que permearam o Instituto Mauá de Tecnologia. Internamente, diferentes ações aconteceram e vêm marcando um novo ciclo para a instituição. Entre as movimentações, está o Planejamento Estratégico trabalhado desde 2015. 

Para entendermos melhor, a InfoMauá Comunidade conversou com o Superintendente Geral, professor Francisco Olivieri, e a responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos, conhecido por PMO - Project Management Office, Ana Maria Chiarastelli Paulin Rodrigues.

Prof. Francisco Olivieri destaca que atualmente o portfólio abrange 20 projetos.Para relembrar, após o trabalho feito pela IGEF, foi contratada a empresa Symnetics para dar andamento ao Planejamento estratégico do IMT. Em dezembro de 2016, ocorreu a reunião de partida do planejamento, da qual participaram diversos gestores e colaboradores do IMT, administrativos e acadêmicos. Segundo o professor Olivieri, essa decisão de envolver todos os colaboradores é imprescindível. 

A primeira reunião contou com a presença do Presidente e o Vice-Presidente da instituição. A partir daí, foi colocado em marcha todo o processo de envolvimento de Recursos Humanos, definição de responsabilidades e cronograma do planejamento. Nos meses seguintes, foram definidos os orçamentos e os recursos para a concretização de cada ação, além dos cronogramas e organogramas para cada projeto. Na sequência, foram detectadas várias demandas estratégicas, que se transformaram em 35 projetos, dos quais 15 foram escolhidos para serem trabalhados inicialmente.

Atualmente, o Portfólio abrange 20 projetos: alguns já encerrados e substituídos por outros que faziam parte da lista inicial. “Esses projetos já implantados agora seguem monitorados, uma vez que cada um deles carrega metas a serem cumpridas. É um processo contínuo que nunca mais vai parar. Planeja-se, pratica-se o planejado, afere-se o resultado e ajusta-se. É um motor contínuo” destaca o Superintendente.


Entre as implementações realizadas estão:


PMO 03 - Processo de avaliação de desempenho
- neste ano já se realizou o segundo ciclo de avaliação dos colaboradores (administrativos e academia);

PMO 09 - Processo de integração dos calouros – acolhem-se os calouros nos seus primeiros dias na instituição;

PMO 11 - Gestão de relacionamento com Alumni - nova plataforma foi lançada em evento oficial em 11.12.2019;

PMO 12 - Go to Market Lato Sensu – busca-se o fortalecimento da marca Mauá;

PMO 19 - Academia de talentos - um projeto que aproxima das empresas os alunos.


Ana Maria Chiarastelli Paulin Rodrigues é a responsável pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos.Além deles, outros projetos estão em fase de finalização como:

PMO 05 - Gestão de utilização da infraestrutura;

PMO 08 - Plano diretor de informática;

PMO 13 - Programa de revitalização e ampliação da infraestrutura;

PMO 18 - Projeto de aprendizagem ativa – (1.° Ciclo);

PMO 15 - Comunicação com o mercado.


Estão em andamento, em fases diferentes, os projetos:

PMO 01 - Processo de gestão de compras;

PMO 02 - Gestão das informações de alocação de horas;

PMO 04 - Processo de promoção e adequação;

PMO 06 - Gestão da manutenção da infraestrutura;

PMO 07 - Caderno de requisitos e padrões de infraestrutura;

PMO 10 - Apoio e permanência ao aluno;

PMO 14 - Comunicação com os colaboradores;

PMO 17 - Educação mediada por tecnologia;

PMO 16 - Workflow de requerimento dos alunos;

PMO 20 - Estruturação do Núcleo de Inovação em Negócios e Empreendedorismo.


Muitas ações, não é mesmo?

“Para 2020 seguimos com a continuidade do processo, ou seja, desenvolvimento dos projetos, determinação de indicadores para aqueles que ainda não têm sua definição conclusa, implementação, acompanhamento dos resultados e correções de rota”, finaliza o prof. Olivieri.

RH Informa

Confira os aniversariantes de janeiro, fevereiro e março. Clique aqui.

Admissões novembro

Diego da Silva Dantas - Divisão de Motores e Veículos 
Helison Pereira Santos - Gerencia de Manutenção e Serviços
Lais Matos de Oliveira - Divisão de Ensaios e Análises 

Rescisões novembro

Caio Cesar Vieira Lemos - Divisão de Motores e Veículos 
João Carlos Montanheiro - Divisão de Ensaios e Análises 
José Carlos Ferrante - Professor 

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2026 ©