Matrícula
para pagamento até 08/12/2025
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
Fornecer uma formação específica e direcionada para os profissionais graduados de diversas áreas acadêmicas, interessados em adquirir conhecimentos e competência técnica para atuar no desenvolvimento de sistemas de automação industrial ou na solução de problemas de automação e instrumentação.
A automação consiste na integração de diversas tecnologias tendo como benefícios o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria das condições de segurança, melhoria da qualidade dos produtos e/ou serviços, entre outros.
Público-Alvo
O curso é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em diversos segmentos relacionados à automação de processos industriais, ao controle de processos industriais, tais como fabricantes de sistemas de controle e automação, empresas de engenharia ou integradoras encarregadas de projetar ou instalar sistemas de instrumentação, automação e controle, fabricantes de instrumentos industriais, indústria de manufatura ou que utilizam soluções de automação como a indústria automotiva, siderúrgica, ou a de celulose, entre outras.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 2.012,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2026
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de aplicações práticas utilizando microcontroladores. Desenvolver uma visão lógica e computacional para o tratamento de problemas de automação
A disciplina tem como objetivo apresentar os fundamentos básicos dos controladores lógicos programáveis (PLC's) e suas aplicações na indústria. São apresentadas várias linguagens de programação conforme Norma IEC1131 com o foco no desenvolvimento de aplicações em laboratório. Apresenta também os fundamentos da pneumática e hidráulica e suas aplicações.
Apresentar as informações básicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos, diagnósticos e certificação utilizando protocolos digitais de comunicação: Foundation Fieldbus, Profibus PA, Profibus DP, Device Net, Asi-Bus topologias, componentes e acessórios e suas interligações.
Apresentar os modelos tradicionais de redes neurais artificiais e suas aplicações em classificação de dados e reconhecimento de padrões. São apresentados os diversos conceitos associados a redes neurais artificiais incluindo principais modelos, arquiteturas e regras de aprendizado.
Ensino de conceitos básicos sobre robôs industriais incluindo: aplicações, estrutura, sensores, atuadores, movimentação, programação e análise cinemática.
Especialista em Marketing pela FGV. Diretor Técnico e de Marketing na Pepperl Fuchs da América do Sul. Foi Presidente da ISA. Docente do Instituto Mauá de Tecnologia.
Doutor em Engenharia Aeronáutica pelo ITA. Coordenador no Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de robótica, automação flexível, controle de processos contínuos, implementação de tarefas multi-agente com robôs autônomos, indústria 4.0.
Graduado em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC (2015). Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2013). Bacharel em Tecnologia em Mecatrônica pelo Colégio SENAI de São Caetano do Sul -SP (1998); MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV-ABC - Fundação Getúlio Vargas Santo André, SP (2016). Atualmente ocupa o cargo de Business Manager na Aplicações Eletrônicas Artimar Ltda, representante exclusivo da Microchip na América do Sul, onde atua desde 2014 promovendo consultoria, suporte e realizando treinamentos técnicos para Engenheiros de Aplicação (Avnet, Arrow, Future, TCT e Bevian) e times de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados de empresas do ramo eletrônico.
Doutorado em Engenharia Elétrica pela USP. Graduação em Engenharia Elétrica - Eletrônica pela Mauá. Docente do IMT. Atua em Redes Neurais Artificiais, Eletromagnetismo, Métodos Numéricos, Análise de Transitórios, Wavelets e Sistemas de Comunicação.
Bacharelado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais, mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular do Instituto Mauá de Tecnologia onde coordena os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Controle de Processos Industriais e Automação Industrial. Tem grande experiência em sistemas de controle, automação industrial, robótica autônoma, IoT (Internet of Things), inteligência artificial (redes neurais e lógica fuzzy), eletrônica embarcada, tecnologia assistiva e laboratórios remotos (WebLabs).